
Transferência de funções discriminativas em classes de estímulos equivalentes
2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1806-9770
AutoresJúlio C. de Rose, Marilice Fernandes Garotti, lane Glauce Ribeiro,
Tópico(s)Child and Animal Learning Development
ResumoA relacao entre equivalencia de estimulos e equivalencia funcional (indicada pela transferencia de funcoes discriminativas) foi estudada com quatro criancas normais, atraves de uma discriminacao simultânea simples com estimulos visuais A1 (S+) e A2 (S-), seguida de tarefas de escolha segundo modelo em que A1, A2 e um novo estimulo A3, foram relacionados as comparacoes B1/B2/B3, respectivamente, e estes ultimos foram usados como estimulos nodais, relacionados as comparacoes C1/C2/C3, e aos modelos D1/D2/D3, respectivamente. Sondas testaram equivalencia de estimulos e transferencia de funcoes discriminativas para os pares B1/B2, C1/C2 e D1/D2. Dois sujeitos mostraram equivalencia de estimulos e transferencia de funcoes, o terceiro exibiu transferencia de funcoes mas nao equivalencia de estimulos e o quarto nao mostrou nenhum destes efeitos. Os resultados sao consistentes com a interpretacao de que equivalencia de estimulos e equivalencia funcional sao processos comportamentais distintos, e o primeiro implica o segundo mas nao o reverso.
Referência(s)