Artigo Revisado por pares

Significações de um personagem de desenho animado no espaço escolar: um estudo sobre gênero na Educação Infantil. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0007

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2177-2886

Autores

Juliana Lopes Garcia, Carlos Toscano,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Meanings of a Cartoon Character in the Space of School: A Study on Gender in Early Childhood Education / Significados de un Personaje de Dibujos Animados en el Espacio Escolar: Un Estudio sobre Genero en la Educacion Infantil Neste trabalho, apresentamos parte dos dados obtidos em uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar como emergem as questoes de genero produzidas por criancas no espaco escolar em uma turma de Educacao Infantil, da rede municipal de Londrina/PR. A pesquisa foi realizada apoiada na perspectiva historico-cultural de Vygotsky, e nos estudos de Bakhtin e Voloshinov. A partir da analise da situacao “O Celular”, conclui­se: questoes de genero ja estao presentes na sala de aula nessa etapa da escolaridade e, ao compartilharem suas significacoes de genero, as criancas, em geral, reproduzem os padroes sociais hegemonicos em acordo com a configuracao desse espaco e, por vezes, estranham quando colegas nao o levam em consideracao. Palavras-Chave: Espaco escolar; Educacao Infantil; Genero; Perspectiva Historico-Cultural. Abstract In this article, we present some of the data gathered in a research whose objective was to investigate the emergence and characterization of the gender issues produced in the space of school, in an Early Childhood Education class from a municipal school in Londrina/Pr. The research was conducted according to Vygotsky’s historical-cultural perspective, as well as to the studies of Bakhtin and Voloshinov. From the analysis of the situation called “The Cellphone”, we came to the conclusion that gender issues are already present in classroom at this stage of schooling and that, when sharing their meanings of gender, children in general reproduce the hegemonic social patterns, in accordance with the actual configuration of this space, and sometimes they find it strange when their colleagues do not take it into consideration. Keywords: School Space; Early Childhood Education; Gender; Historical-Cultural Perspective. Resumen En este trabajo presentamos algunos de los datos obtenidos en una investigacion cuyo objetivo fue investigar como emergen las cuestiones de genero producidos por los ninos y ninas en la escuela en una clase de educacion infantil de la red municipal de Londrina / Pr. La investigacion se llevo a cabo a traves de la perspectiva historica-cultural de Vigotski, y los estudios de Bakhtin e Voloshinov. A partir del analisis de la situacion “O Celular” se concluye que las cuestiones de genero ya estan presentes en el aula y que los ninos y ninas, al compartir sus signifiaciones de genero, en general reproducen los padrones sociales hegemonicos de acuerdo con la configuracion de este espacio y, a veces, se estranan cuando sus colegas no lo tienen en cuenta. Palabras-Clave: Espacio Escolar; Educacion Infantil; Genero; Perspectiva Historica-Cultural. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:Calibri,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:Times New Roman; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}

Referência(s)