Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

COCRIAÇÃO DE VALOR COM ALUNOS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA SOCIAL E DO ENGAJAMENTO NA DISCIPLINA COMO ANTECEDENTES DE FEEDBACK DO ESTUDANTE

2014; Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.13058/raep.2014.v15n3.15

ISSN

2358-0917

Autores

Tito Luciano Hermes Grillo, Thays Martins do Nascimento, Cláudio Damacena, Vinícius Sittoni Brasil,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

<p>É natural que educadores de disciplinas vinculadas à área de gestão analisem e reflitam sobre os fenômenos da sala de aula baseada em perspectivas que permeiam essa área de conhecimento. Observa-se que educadores e pesquisadores interessados na temática de serviços têm interpretado a sala de aula como um ambiente de encontro de serviço altamente propício à cocriação de valor. O presente estudo procede com tal interpretação, buscando analisar antecedentes do comportamento proativo de fornecimento de feedback do aluno ao professor,<br />a fim de promover a melhoria da experiência nos encontros de aula no ensino superior. O estudo avalia, como antecedente direto de feedback, o engajamento na disciplina. Como antecedentes diretos de engajamento, são avaliados constructos oriundos da Teoria da Influência Social. Os resultados, analisados com técnicas de equações estruturais, apresentam relações positivas e com significância entre os constructos, mostrando que, no contexto de sala de aula, processos sociais afetam o relacionamento do estudante com a disciplina e que esse relacionamento propicia o comportamento de colaboração para a melhoria das aulas.<br /><br /></p>

Referência(s)