
A liga acadêmica como ferramenta da formação em Psicologia: experiência da LAPES
2015; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-3539/2015/0191813
ISSN2175-3539
AutoresEmilie Pedreira Magalhães, Raizel Rechtman, Vitória Rodrigues Barreto,
Tópico(s)Health and Medical Research Impacts
ResumoMediante uma revisão literária, este artigo trata do surgimento da Psicologia como profissão, que se deu conjuntamente com a construção do campo da Psicologia Educacional e Escolar. Nesse contexto, tem-se como objetivo problematizar a relevância formativa de uma liga acadêmica na construção de uma prática e de uma teorização acerca dos espaços educacionais formais e não formais. Foi realizado um mapeamento quantitativo das Ligas Acadêmicas de Psicologia existentes, visando a uma contextualização histórica que represente o quadro brasileiro. A partir deste quadro, aprofunda-se a discussão sobre a LAPES e sua importância como instrumento formativo para graduandos em Psicologia.
Referência(s)