Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A liga acadêmica como ferramenta da formação em Psicologia: experiência da LAPES

2015; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-3539/2015/0191813

ISSN

2175-3539

Autores

Emilie Pedreira Magalhães, Raizel Rechtman, Vitória Rodrigues Barreto,

Tópico(s)

Health and Medical Research Impacts

Resumo

Mediante uma revisão literária, este artigo trata do surgimento da Psicologia como profissão, que se deu conjuntamente com a construção do campo da Psicologia Educacional e Escolar. Nesse contexto, tem-se como objetivo problematizar a relevância formativa de uma liga acadêmica na construção de uma prática e de uma teorização acerca dos espaços educacionais formais e não formais. Foi realizado um mapeamento quantitativo das Ligas Acadêmicas de Psicologia existentes, visando a uma contextualização histórica que represente o quadro brasileiro. A partir deste quadro, aprofunda-se a discussão sobre a LAPES e sua importância como instrumento formativo para graduandos em Psicologia.

Referência(s)