Volume residual gástrico após 60 minutos da ingestão de solução líquida enriquecida com carboidrato e glutamina. Estudo clínico, randomizado, duplo cego e cruzado.

2016; Issue: 05 Linguagem: Português

10.52908/coorte.v0i05.29

ISSN

2358-3622

Autores

Paulo César Ribeiro Gomes, José Eduardo de Aguilar‐Nascimento, Viviane Maeve Tavares de Araújo, Ageo Mário Cândido da Silva, Cervantes Caporossi,

Tópico(s)

Clinical Nutrition and Gastroenterology

Resumo

Introducao: A abreviacao do jejum pre-operatorio e segura, recomendada por sociedades de anestesiologia e acelera a recuperacao pos-operatoria. E recomendado liquido claro, geralmente uma solucao enriquecida com maltodextrina (CHO), e o tempo da abreviacao preconizado foi diminuindo gradativamente de quatro para duas horas. A associacao de glutamina (GLN) a maltodextrina resulta em beneficios metabolicos, porem esta associacao pode alterar o volume do residuo gastrico e consequentemente risco de broncoaspiracao. Objetivo : Avaliar, usando a ultrassonografia, o volume residual gastrico em jejum de 8 horas e apos uma hora (60 minutos) da ingestao de solucao de maltodextrina isolada ou associada a 15g de glutamina. Metodos: estudo clinico, randomizado, duplo cego e cruzado. Dez voluntarios saudaveis, (5 masculino e 5 feminino) foram submetidos a avaliacao ultrassonografica em jejum de 8 horas (Tjejum) e apos 60 minutos da ingestao da solucao de maltodextrina 12,5% (T60CHO) e da solucao de maltodextrina 12,5% mais 15g de glutamina (T60GLN). Resultados : o volume residual gastrico foi significativamente maior entre a Tjejum quando comparada com a T60Malto (13,56 ml versus 60,36 ml; p=0,001), assim como a T60Glu (13,56 ml versus 29,06 ml; p=0,002). Conclusao : o volume residual gastrico apos 60 minutos e significativamente maior que em jejum, em especial para a solucao com carboidrato isolado. Este dado ratifica que o protocolo de abreviacao do jejum de duas horas deve ser respeitado, embora na pratica clinica, eventualmente este volume nao seja relevante. Palavras chaves : Jejum; Glutamina; Metabolismo do Carboidrato; Esvaziamento Gastrico; Ultrassonografia.

Referência(s)