
Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva
2015; Springer Science+Business Media; Volume: 28; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/1678-7153.201528418
ISSN1678-7153
AutoresJoaquim Carlos Rossini, Lorena Barbosa Cunha Macedo, Fabiana Pires Teobaldo,
Tópico(s)Mental Health Research Topics
ResumoResumo Os processos atentivos são fundamentais para o controle do comportamento e para o planejamento da ação. Este estudo investigou uma possível relação no desempenho de participantes (n=20) sem queixas clínicas na resolução de labirintos e na execução de um teste computadorizado de desempenho contínuo (Agir/Não Agir). O desempenho dos participantes foi analisado em termos de possíveis relações significativas entre o tempo médio de resolução dos labirintos e o tempo médio na execução da tarefa Agir/Não Agir, bem como uma possível relação entre os tipos de erros cometidos nas duas tarefas. Os resultados sugerem uma relação significativa entre o tempo de execução das duas tarefas e uma correlação entre a frequência de toques nos limites dos labirintos e a quantidade de erros de comissão cometidos em uma tarefa Agir/Não Agir. Esses resultados são discutidos em termos de possíveis marcadores comportamentais de ações impulsivas.
Referência(s)