
Platão e a educação da alma
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/etd.v9i1.741
ISSN1676-2592
Autores Tópico(s)Nietzsche, Schopenhauer, and Hegel
ResumoO presente trabalho investiga as concepções platônicas sobre educação e indaga: a tese sobre a educação na Alegoria da Caverna contempla a formação do homem como ser integralmente concebido? Este trabalho assume a contribuição que instiga os pesquisadores da filosofia ao filosofar próprio e objetiva evidenciar que, na Alegoria da Caverna, Platão estabelece um conceito de educação da alma como libertação de si. A metodologia é bibliográfico-documental, pela apreensão e análise do dito do filósofo estudado. Conclui que uma concep-ção de educação que não siga o idealismo platônico pode adotar uma posição teórico-metodológica que valorizasse o homem inserido no mundo e que nele se lança para dar conta da existência concreta e presente.
Referência(s)