O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CARIACICA-ES E O ENSINO DE CIÊNCIAS

2014; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2237-4760

Autores

Cristiane Ramos Teixeira, Maria Luiza de Lima Marques, Eduardo Augusto Moscon Oliveira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir sobre as acoes e politicas educacionais que nortearam o ensino de Ciencias no municipio de Cariacica-ES, apos constituicao da municipalidade como sistema educacional no ano de 2006. Destaca as transformacoes recentes ocorridas no ensino de Ciencias no conjunto das diferentes tendencias. Utiliza-se de pesquisa documental, entrevistas e visitas de campo, alem de outros procedimentos metodologicos para a sua realizacao. O ensino de Ciencias com uma abordagem critica e contextualizada desmitifica a ciencia, caracterizando-a como atividade humana, cultural e cidada, necessaria para a formacao cultural de qualquer cidadao. O Sistema Municipal de Ensino de Cariacica-ES e relativamente novo. Foi instituido em 2006, por meio da Lei No 4.373 de 10 de janeiro do mesmo ano e marcou nova fase do municipio que iniciou em 2005 um processo de construcao de sua propria identidade educacional. Varias acoes e politicas foram desenvolvidas direcionadas ao ensino de Ciencias, entre elas a criacao da Escola do Campo e Estacao de Ciencias Margarete Cruz Pereira e reestruturacao das diretrizes curriculares. Grande parte dessas mudancas e resultado da participacao da comunidade escolar nas acoes de mobilizacao para organizacao de um Sistema de Ensino de gestao democratica. Exemplo dessa mobilizacao e a conquista da obrigatoriedade da oferta de formacao continuada em servico, luta de anos do magisterio.

Referência(s)