
As primeiras experiências do movimento da matemática moderna no colégio de São Bento do Rio de Janeiro
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 14; Issue: 60 Linguagem: Português
10.20396/rho.v14i60.8640566
ISSN1676-2584
AutoresBruno Alves Dassie, Letícia Maria Ferreira da Costa, João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoApresentam-se resultados da pesquisa sobre as primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. A partir de 1968, o Colégio de São Bento do Rio de Janeiro adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática a desenvolvida por George Papy. Notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy obtendo resultados positivos por mais de três décadas. A análise dessa experiência é feita sobretudo a partir de um considerável acervo escolar datado da década de 1970. Descrevem-se os conteúdos abordados pelo colégio, bem como a análise de como se deu o movimento no colégio – sua implantação, suas dificuldades e justificativas apresentadas pelo introdutor de Papy no colégio, Dom Ireneu Penna.
Referência(s)