Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As primeiras experiências do movimento da matemática moderna no colégio de São Bento do Rio de Janeiro

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 14; Issue: 60 Linguagem: Português

10.20396/rho.v14i60.8640566

ISSN

1676-2584

Autores

Bruno Alves Dassie, Letícia Maria Ferreira da Costa, João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Apresentam-se resultados da pesquisa sobre as primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. A partir de 1968, o Colégio de São Bento do Rio de Janeiro adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática a desenvolvida por George Papy. Notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy obtendo resultados positivos por mais de três décadas. A análise dessa experiência é feita sobretudo a partir de um considerável acervo escolar datado da década de 1970. Descrevem-se os conteúdos abordados pelo colégio, bem como a análise de como se deu o movimento no colégio – sua implantação, suas dificuldades e justificativas apresentadas pelo introdutor de Papy no colégio, Dom Ireneu Penna.

Referência(s)