Artigo Acesso aberto Revisado por pares

LEITURA HÍBRIDA, IMAGEM E TEXTO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O APRIMORAMENTO DA LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS NA EJA

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

10.17115/2358-8411/v2n4a9

ISSN

2358-8411

Autores

Dalcylene Dutra Lazarini,

Tópico(s)

Literacy, Media, and Education

Resumo

O trabalho de leitura na EJA requer estrategias metodologicas que capacitem os jovens e os adultos a serem leitores mais proficientes. Sendo assim, a partir do conhecimento previo dos alunos, o genero publicidade mostra-se eficiente por exigir a leitura tanto do aspecto visual quanto do linguistico para a construcao do sentido. Objetivando um aprimoramento das habilidades leitoras, os alunos da EJA precisam reconhecer as regularidades da publicidade e dos generos que com ela se mesclam, e para isso adotamos a pesquisa-acao – pela oportunidade de intervirmos com mais agilidade no processo de ensino – e as sequencias didaticas – por evidenciar que o ensino quer seja da leitura quer seja da escrita e processual. Alem de reconhecer o hibridismo da publicidade, os alunos deverao tambem perceber como isso contribui para a construcao da ideologia do consumo vigente. Frente a complexidade que se refere a leitura, os generos textuais/discursivos captados pela publicidade oportunizam aos leitores uma ampliacao nas estrategias leitoras, ja que cada genero tem sua especificidade e, por isso, exigem leituras diferenciadas. Os resultados obtidos no presente estudo nos revelam a importância do papel do professor de Lingua Portuguesa para analisar, em conjunto com os alunos, textos mais significativos para sua pratica diaria, tornando-os mais reflexivos, criticos e proficientes quanto aos recursos textuais e imageticos utilizados para a venda de um produto e/ou servico. Portanto, consideramos que a leitura hibrida se torna um valioso instrumento metodologico para que os generos textuais/discursivos, apresentados via publicidade (constituida de texto-imagem), sejam compreendidos pelos alunos da EJA.

Referência(s)
Altmetric
PlumX