Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA BRINQUEDOTECA

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.56302

ISSN

1982-8918

Autores

José Francisco Chicon, Leilane Lauer Huber, Thais Rodrigues Mardegan Albiás, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Adriana Estevão,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O estudo tem por objetivo descrever e analisar a ação mediadora dos professores de Educação Física no processo de interação de alunos com e sem deficiência na brinquedoteca. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os participantes foram quinze crianças não deficientes do Centro de Educação Infantil Criarte (Ufes) e cinco com deficiência oriundas da comunidade do município de Vitória/ES. Conclui que o olhar sensível e a ação mediadora do professor têm papel fundamental para provocar avanços no aprendizado e desenvolvimento da criança, o que não ocorreria espontaneamente.

Referência(s)