Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 7; Issue: 7 Linguagem: Português

10.22409/ppgmc.v7i7.9751

ISSN

2178-602X

Autores

Luciana Gomes Ferreira, Anabela Gradim,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

As organizações de comunicação online vem enfatizando a importância das narrativas das mídias sociais para engajar suas audiências pois já é visível que as redes sociais na internet reformularam o conceito de “notícia”. O objetivo deste artigo é confrontar a ideia de credibilidade jornalística, estabelecida no contexto deontológico, com o fluxo comunicacional quase sem mediação nas redes sociais online, e se a comunicação que é produzida nessas mídias mantém a proposta de promover engajamento cívico e capital social na Comunidade. Para fundamentar esta hipótese é usado referencial teórico da Ciência da Informação que utiliza a Semiótica para estudar este fenômeno, pois desenvolve a ideia de que a comunicação, e a percepção de qualidade do que se comunica, é resultado da produção de significados e não simples exposição dos fatos.

Referência(s)