O EFEITO DA REPRESENTAÇÃO PICTOGRÁFICA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS
2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 7; Issue: 03 Linguagem: Português
ISSN
1806-9770
Autores Tópico(s)Education and Technology Integration
Resumo- O presente estudo comparou a performance de criancas (4 a 8 anos de idade) quanto a producao de narrativas orais em duas condicoes experimentais. Na Condicao 1 a crianca era solicitada a produzir uma estoria a partir de uma representacao pictografica (desenho feito pelo sujeito); na Condicao 2 a mesma solicitacao era feita na ausencia de qualquer representacao pictografica. As estorias foram analisadas e categorizadas em funcao da estrutura narrativa que apresentavam, quanto ao uso de recursos coesivos e quanto ao grau de contextualizacao. Observou-se um efeito significativo da representacao pictografica sobre a producao das estorias. As narrativas produzidas sob a Condicao 1 (com desenho) possuiam caracteristicas da linguagem oral, e eram contextualmente dependentes da representacao pictografica. Em contraste, as narrativas elaboradas soba Condicao 2 (sem desenho) apresentaram racteristicas peculiares a organizacao da linguagem escrita, mostrando independencia contextual, estando presentes convencoes e construcoes proprias do estilo narrativo. Os resultados apontam aspectos relevantes ao estudo da producao de narrativas em criancas, questionando as praticas alfabetizadoras que condicionam a producao de narrativas por parte da crianca a representacoes pictograficas. Essas atividades reforcam mais os usos da linguagem oral do que as convencoes da linguagem escrita que sao relevantes para o curriculo escolar.
Referência(s)