O controle de tráfego aéreo brasileiro entre setembro de 2006 e março de 2007: a ruptura operacional, o modelo administrativo e perspectivas
2011; SciELO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Inglês
10.1590/jv5n2p11
ISSN2238-1031
AutoresFerreira Filho, B. Rizo de Álvaro,
Tópico(s)Occupational Health and Safety Research
ResumoResumo Este artigo procura apresentar alguns detalhes da preparacao do trabalhador militar que prestava os servicos de controle de trafego aereo no CINDACTA I na epoca do acidente aereo de 29 de setembro de 2006. Procura, tambem, evidenciar os elementos circunstanciais que necessariamente estavam presentes no ambiente de trabalho para efeito de defesa e controle no que compete a adequada operacionalidade do orgao de controle. Tais elementos tinham por objetivo a protecao dos sargentos e suboficiais da especialidade controle de trafego aereo quanto as ameacas conhecidas ou latentes e a severidade de seus riscos. Sustenta-se a ideia de que o acidente foi uma surpresa para ambas as partes, desencadeando, apos passado o primeiro mes, as reacoes antagonicas que se seguiram ate o desfecho do autoaquartelamento de 30 de marco de 2007 e a reacao do COMAER no dia subsequente. Por fim, propoe a reflexao inequivoca da prestacao de servico de controle de trafego aereo tal como e feita ate hoje. Abstract The article examines some details of the safety defenses provided by the Brazilian Air Navigation Service Provider (ANSP) to the Brazilian Air Traffic Control ACC-BS facility at the time of the midair collision over the Amazonian Rainforest on 29 September 2006. It shows preventive actions expected for coping with historically known or latent system degradations, and also examine selection criteria for being accepted for the Basic Air Traffic Controller (BCT in Portuguese) speciality in the Brazilian Air Force, which provides most Brazilian ATC services. The article analyses some events which took place between September 29, 2006 and March 31, 2007 that could be seen as a potencial contributing factors to the reactions in the accident aftermath that opposed BTC sergeants at the sharp end of the system and the ANSP's officers at its blunt end. Finally, the article proposes an assessment of the validity of maintaining the current organizational administration for the Brazilian ANSP.
Referência(s)