
ARTEFATOS CULTURAIS INFANTIS QUE CONVIDAM A TER UM CORPO NORMAL: UMA HISTÓRIA QUE VIRA FILME - O SOLDADINHO DE CHUMBO
2015; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2015v10n3p730-748
ISSN1809-0354
AutoresCirce Mara Marques, Leni Vieira Dornelles,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumo<p>Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou investigar e problematizar os discursos das estudantes de Pedagogia acerca do corpo tido como anormal. Para discutir os conceitos de anormal, de diferença e de normalização foi tomado como mote a trama <em>O Soldadinho de Chumbo</em>, escrito por Andersen no século XIX. As análises têm como referência os estudos culturais e de inspiração foucaultiana. Visibiliza os modos como professoras em formação e crianças da educação infantil são convidadas a terem um corpo “normal”, a partir da discursividade colocada em circulação nos diferentes artefatos culturais infantis. </p>
Referência(s)