Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Pensamento Computacional: Um estudo empírico sobre as questoes de matemática do PISA

2015; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.wcbie.2015.1281

ISSN

2316-8889

Autores

Palloma Alencar Alves. Mestre, Wilkerson L. Andrade, Dalton Guerrero, Lívia Sampaio, Rivanilson da Silva Rodrigues, Erick Costa,

Tópico(s)

Teaching and Learning Programming

Resumo

A proposta do Pensamento Computacional é fornecer um método para solucionar problemas nas diversas áreas do conhecimento, usando conceitos computacionais. No entanto, na literatura existem poucos estudos que avaliem a relação do Pensamento Computacional e áreas como a Matemática. O presente trabalho propõe uma investigação empírica com intuito de apresentar um comparativo entre as habilidades estimuladas pelo Pensamento Computacional e as Capacidades Fundamentais da Matemática. Além disso, avaliar se há relação entre o Pensamento Computacional e os problemas de matemática do PISA. Os resultados indicam que existe relação entre as habilidades avaliadas, e que dos nove conceitos do Pensamento Computacional utilizados neste estudo seis estão presentes no conjunto de questões estudadas.

Referência(s)