
Pensamento Computacional: Um estudo empírico sobre as questoes de matemática do PISA
2015; Volume: 1; Linguagem: Português
10.5753/cbie.wcbie.2015.1281
ISSN2316-8889
AutoresPalloma Alencar Alves. Mestre, Wilkerson L. Andrade, Dalton Guerrero, Lívia Sampaio, Rivanilson da Silva Rodrigues, Erick Costa,
Tópico(s)Teaching and Learning Programming
ResumoA proposta do Pensamento Computacional é fornecer um método para solucionar problemas nas diversas áreas do conhecimento, usando conceitos computacionais. No entanto, na literatura existem poucos estudos que avaliem a relação do Pensamento Computacional e áreas como a Matemática. O presente trabalho propõe uma investigação empírica com intuito de apresentar um comparativo entre as habilidades estimuladas pelo Pensamento Computacional e as Capacidades Fundamentais da Matemática. Além disso, avaliar se há relação entre o Pensamento Computacional e os problemas de matemática do PISA. Os resultados indicam que existe relação entre as habilidades avaliadas, e que dos nove conceitos do Pensamento Computacional utilizados neste estudo seis estão presentes no conjunto de questões estudadas.
Referência(s)