Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EXERCÍCIOS QUALITATIVOS DE AVALIAÇÃO COM RITMO, EXPRESSÃO CORPORAL E DANÇA NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.56369

ISSN

1982-8918

Autores

Flávio Soares Alves,

Tópico(s)

Adventure Sports and Sensation Seeking

Resumo

Nas disciplinas de Atividades Rítmicas e Expressivas e Dança os alunos dos cursos de Educação Física vivenciam jogos rítmicos e expressivos, exercícios de sensibilização, musicalização e práticas de criação em dança. O objetivo deste estudo foi mapear os modos como valorizamos essas práticas intensivas nas avaliações dessas disciplinas, sabendo que tais práticas não se deixam apreender facilmente por registros quantitativos de avaliação. Dentre os exercícios realizados, demarcamos: trabalhos coletivos, monitorias em dança, processos criativos, montagens e apresentações artísticas. Ao valorizar a produção de diários como meio de registro dessas experiências, o olhar avaliativo se concentrou sobre as intensidades que atravessam essas práticas, abrindo um campo de discussões acerca dos efeitos dessas intensidades no âmbito da formação acadêmica.

Referência(s)