Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública

2013; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26512/rhla.v11i2.1198

ISSN

2237-0951

Autores

Hélvio Frank de Oliveira, Fabrízia Lúcia da Costa Coelho,

Tópico(s)

EFL/ESL Teaching and Learning

Resumo

Recursos tecnológicos inovadores disponíveis em escolas públicas podem ser muito bem explorados na prática docente por meio de métodos e metodologias que, de certa forma, proporcionem ao aluno uma ampla rede de oportunidades de (re)configurar seu modo de construir conhecimento em uma língua estrangeira (LE) e com vistas a refletir sobre a própria abordagem de aprender. Nesse contexto, torna-se indispensável, além da disposição e reflexão docente para usar a ferramenta, uma postura discente autônoma e ativa diante da aprendizagem para utilizar ambientes interativos e significativos com aplicações de atividades online. Com o objetivo de identificar e analisar as possibilidades de usos da LE (inglês) através da aplicação da ferramenta Omegle.com, um chat aleatório gratuito, que possibilita pessoas de várias partes do mundo interagir em diversas línguas, um experiência foi conduzida em uma escola estadual pública, com uma turma do primeiro ano do ensino médio, em uma cidade do interior de Goiás no primeiro semestre de 2011. Vinte e um participantes utilizaram o bate-papo virtual para interagir na língua proposta com diversas pessoas provenientes de várias partes do mundo. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: interações/diálogos produzidos via chat, questionário, diários de pesquisador e observações de aulas no laboratório com registro de notas de campo. Os resultados revelam que a proposta, inédita no contexto, foi desenvolvida com bastante entusiasmo pelos participantes, que, por meio do chat, puderam aperfeiçoar sua comunicação de modo independente e, com isso, aprimorar seu conhecimento linguístico no idioma de acordo com os próprios investimentos na tarefa.

Referência(s)