
As propostas de ensio-aprendizagem de autores nacionais na iniciação da natação
2003; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 28 Linguagem: Português
10.5902/231654646867
ISSN2316-5464
Autores Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoEste estudo trata de analisar propostas, de autores brasileiros na decada de 90, no ensino aprendizagem na natacao, para criancas. Desenvolveu-se o estudoadotado tres aspectos fundamentais, que sao a familiarizacao ao meio liquido, metodos de ensino e programa. utilizou-se as obras de Velasco (1997), Santos91996), netto91996), Gomes (1995) e braz(1997). em relacao ao aspecto familiarizacao constatou-se que dois destesautores adapataram a crianca da mesma forma, buscando equilibrio emocional e padroes basicos de movimento no que diz respeito a imersao, flutuacao e propulsao. Ja um terceiro autor nesta fase se preocupa em aumentar o repertorio de gestos corporaise e o quarto autor, procura o dominio do corpo na agua, levando a crianca a tecnica do s nados. No aspecto metodo de ensio percebeu-se alguns autores o parcial, um deles usando o global e o ultimo fazendo uso do parcial e parcial progressivo. Considerando o aspecto programa de ensio ou a organizacao de seus conteudos constatou-se que todos autores seguem o exemplo da escola amercicana, tendo com sequencia o crawl, costas, peito e borboleta, com excecao de um autor que sugere crawl, peito costas e borboleta. Houve a omissao de alguns autores, pois, nao contemplaram em suas obras os tr~es aspectos. Ao se considerar as propostas de ensio-aprendizagem, numa visao mais ampla, percebeu-se a unanimidade dos autores ao estimular a busca de seguranca no meio-liqudio com visitas a uma evolucao gradativa para a tecnica dos quatro nados
Referência(s)