Artigo Produção Nacional

As propostas de ensio-aprendizagem de autores nacionais na iniciação da natação

2003; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 28 Linguagem: Português

10.5902/231654646867

ISSN

2316-5464

Autores

Flavia Rossato Rocha,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

Este estudo trata de analisar propostas, de autores brasileiros na decada de 90, no ensino aprendizagem na natacao, para criancas. Desenvolveu-se o estudoadotado tres aspectos fundamentais, que sao a familiarizacao ao meio liquido, metodos de ensino e programa. utilizou-se as obras de Velasco (1997), Santos91996), netto91996), Gomes (1995) e braz(1997). em relacao ao aspecto familiarizacao constatou-se que dois destesautores adapataram a crianca da mesma forma, buscando equilibrio emocional e padroes basicos de movimento no que diz respeito a imersao, flutuacao e propulsao. Ja um terceiro autor nesta fase se preocupa em aumentar o repertorio de gestos corporaise e o quarto autor, procura o dominio do corpo na agua, levando a crianca a tecnica do s nados. No aspecto metodo de ensio percebeu-se alguns autores o parcial, um deles usando o global e o ultimo fazendo uso do parcial e parcial progressivo. Considerando o aspecto programa de ensio ou a organizacao de seus conteudos constatou-se que todos autores seguem o exemplo da escola amercicana, tendo com sequencia o crawl, costas, peito e borboleta, com excecao de um autor que sugere crawl, peito costas e borboleta. Houve a omissao de alguns autores, pois, nao contemplaram em suas obras os tr~es aspectos. Ao se considerar as propostas de ensio-aprendizagem, numa visao mais ampla, percebeu-se a unanimidade dos autores ao estimular a busca de seguranca no meio-liqudio com visitas a uma evolucao gradativa para a tecnica dos quatro nados

Referência(s)
Altmetric
PlumX