Artigo Revisado por pares

As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores

2008; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 12; Issue: 22 Linguagem: Português

ISSN

2358-3428

Autores

Miriá Gomes de Oliveira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste texto, caracterizamos as instâncias enunciativas “negociacao” e “dialogo”, marcando suas diferencas na atividade significante dos interlocutores. Ainda que estas instâncias convivam, paradoxalmente, lado a lado em situacoes reais de fala, as separamos aqui por uma questao de clareza e metodo, para, entao, analisa-las em interacoes durante reunioes de formacao em servico entre professores e formadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte – RME-BH que vivenciam o Programa Politico Pedagogico Escola Plural. Entendendo como “ inclusao” as medidas que visam garantir educacao a “todos” os cidadaos a quem o direito a escola foi historicamente denegado, recortamos, dessas reunioes, os segmentos que giram em torno de discussoes relacionadas a inclusao social na escola.

Referência(s)