Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações

2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2176-1507

Autores

Adriana da Rosa Santos, Roseni dos Anjos Sales, Raquel Marques Carriço Ferreira,

Tópico(s)

Media Studies and Communication

Resumo

O presente artigo buscou compreender as principais motivacoes da audiencia do seriado mais popular do Brasil, o “Chaves”, transmitido pelo o Sistema Brasileiro de Televisao (SBT). Em virtude do recente falecimento do protagonista da serie e do seu longinquo sucesso no Brasil, pretendemos compreender as razoes que levam os receptores se encantarem por um programa que vem se repetindo a 30 anos com indices surpreendentes de audiencia. O metodo da Teoria Fundamentada em Dados foi utilizado para empreender entrevistas com a audiencia do programa e encontrar as respostas as nossas questoes iniciais. Nosso estudo tem um carater exploratorio indutivo e contou com o contato de telespectadores assiduos do seriado, que nos levou a eleger quatro categorias principais de motivos para a audiencia: identificacao, habito, aprendizagem e diversao

Referência(s)