
A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações
2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2176-1507
AutoresAdriana da Rosa Santos, Roseni dos Anjos Sales, Raquel Marques Carriço Ferreira,
Tópico(s)Media Studies and Communication
ResumoO presente artigo buscou compreender as principais motivacoes da audiencia do seriado mais popular do Brasil, o “Chaves”, transmitido pelo o Sistema Brasileiro de Televisao (SBT). Em virtude do recente falecimento do protagonista da serie e do seu longinquo sucesso no Brasil, pretendemos compreender as razoes que levam os receptores se encantarem por um programa que vem se repetindo a 30 anos com indices surpreendentes de audiencia. O metodo da Teoria Fundamentada em Dados foi utilizado para empreender entrevistas com a audiencia do programa e encontrar as respostas as nossas questoes iniciais. Nosso estudo tem um carater exploratorio indutivo e contou com o contato de telespectadores assiduos do seriado, que nos levou a eleger quatro categorias principais de motivos para a audiencia: identificacao, habito, aprendizagem e diversao
Referência(s)