
Trilha interpretativa como estratégia de educação em saúde: potencial para o trabalho multiprofissional e intersetorial
2015; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 20; Issue: 56 Linguagem: Português
10.1590/1807-57622015.0339
ISSN1807-5762
AutoresMaria Elisabeth Kleba, Liane Colliselli, Altamir Trevisan Dutra, Eliara Solange Müller,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoEste relato tem por objetivo divulgar a experiência de uma trilha interpretativa, organizada a partir de um circuito com seis estações temáticas, entre as quais os participantes precisavam se deslocar/caminhar, desenvolvida por estudantes, professores e técnicos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, em conjunto com profissionais de um município do oeste catarinense, no Brasil. Foram realizadas duas trilhas em áreas verdes, as quais consideraram a realidade municipal, discutida com profissionais locais, para abordar nas seis estações, planejadas como atividades multiprofissionais e intersetoriais. As trilhas envolveram, aproximadamente, duzentas pessoas, incluindo: famílias agricultoras, alunos da Casa Familiar Rural, grupos de mulheres e lideranças locais. Destacam-se a integração ensino-serviço-comunidade, o desenvolvimento de estratégias educativas dialógicas, proatividade no planejamento, implementação e avaliação das ações, e a sensibilização quanto à importância da educação e da promoção da saúde pelos estudantes, profissionais e população local.
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