
Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter
2015; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português
ISSN
2178-9061
AutoresVanessa de Oliveira Menezes, Siéglinde Kindl da Cunha,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo discutir teoricamente as estrategias competitivas nos meios de hospedagem, a partir da visao de Porter, destacando a inovacao como uma forma de alcancar a vantagem competitiva neste setor. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliografica tendo por base publicacoes especificas, a partir dos temas , e . Os resultados mostraram que os meios de hospedagem enfrentam uma competicao acirrada e que a estrategia de diferenciacao e a mais completa para atingir uma vantagem competitiva sustentavel. A inovacao pode ser um instrumento importante no alcance da vantagem competitiva, pois pode ser usada nas tres estrategias genericas de Porter e e capaz de gerar maior qualidade de atendimento pelo estabelecimento e melhoria na imagem da organizacao no mercado turistico. Palavras-chave: Meios de hospedagem. Servicos. Competitividade. Inovacao. Visao de Porter. Lodging Companies and Innovation as Competitive Strategy: A Theoretical Discussion Based on Porter´S Approach - This paper present a theoretical discussion about competitive strategies in lodging companies based on Porter's vision and emphasizing innovation to achieve competitive advantage in this industry. The methodology was the literature review from books and journals about , and . The results showed that the lodging companies deal with fierce competition and the differentiation strategy is the best choice to achieve a sustainable competitive advantage. Innovation could be an important tool to achieve competitive advantage if it is used in the three Porter´s generic strategies to generate higher quality of service, besides improving the organization's image in the touristic market. Keywords : Lodging companies. Service. Competitive. Innovation. Porter´s Approach.
Referência(s)