Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter

2015; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2178-9061

Autores

Vanessa de Oliveira Menezes, Siéglinde Kindl da Cunha,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir teoricamente as estrategias competitivas nos meios de hospedagem, a partir da visao de Porter, destacando a inovacao como uma forma de alcancar a vantagem competitiva neste setor. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliografica tendo por base publicacoes especificas, a partir dos temas , e . Os resultados mostraram que os meios de hospedagem enfrentam uma competicao acirrada e que a estrategia de diferenciacao e a mais completa para atingir uma vantagem competitiva sustentavel. A inovacao pode ser um instrumento importante no alcance da vantagem competitiva, pois pode ser usada nas tres estrategias genericas de Porter e e capaz de gerar maior qualidade de atendimento pelo estabelecimento e melhoria na imagem da organizacao no mercado turistico. Palavras-chave: Meios de hospedagem. Servicos. Competitividade. Inovacao. Visao de Porter. Lodging Companies and Innovation as Competitive Strategy: A Theoretical Discussion Based on Porter´S Approach - This paper present a theoretical discussion about competitive strategies in lodging companies based on Porter's vision and emphasizing innovation to achieve competitive advantage in this industry. The methodology was the literature review from books and journals about , and . The results showed that the lodging companies deal with fierce competition and the differentiation strategy is the best choice to achieve a sustainable competitive advantage. Innovation could be an important tool to achieve competitive advantage if it is used in the three Porter´s generic strategies to generate higher quality of service, besides improving the organization's image in the touristic market. Keywords : Lodging companies. Service. Competitive. Innovation. Porter´s Approach.

Referência(s)