
PERFIL PROFISSIONAL TENDO O SUS COMO BASE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA ÁREA DA SAÚDE NO PROCESSO AVALIATIVO
2015; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18310/2446-4813.2015v1n3p103-120
ISSN2446-4813
AutoresSuzana Schwerz Funghetto, Sueli Macedo Silveira, Alexandre Magno Dias Silvino, Margô Gomes de Oliveira Karnikowski,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO perfil profissional comum descrito nas diretrizes da área da saúde aponta para uma formação atrelada às necessidades da população, com a diversificação dos cenários de práticas e o fortalecimento da parceria e da interação entre ensino-serviço e comunidade, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Tal discussão tem como base a concepção desse perfil construído a partir da necessidade uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e o trabalho em equipe que atenda as necessidades de saúde da população brasileira. Este artigo traz algumas reflexões sobre a concepção de perfil profissional da área da saúde descrita nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e os resultados obtidos na avaliação in loco previstos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Foram realizadas análises descritivas em dados secundários de 1.048 avaliações no período de 2012 a 2014. Os resultados apontam para o papel da avaliação como indutora de qualidade no processo de construção dos projetos pedagógicos, bem como a necessidade de reflexão pela área sobre a concepção desse perfil profissional comum de acordo com os princípios do SUS, com a contextualização da formação em relação a região de saúde, com os problemas do país e as necessidades de conhecimento impostas pelo mundo moderno.
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