Artigo Acesso aberto Revisado por pares

COINVESTIGAR A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE COEMPREENDER

2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 24; Issue: 44 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44.1820

ISSN

2358-0194

Autores

Bento Duarte da Silva, Karine Pinheiro de Souza,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

este artigo apresenta o recorte da validação de conceitos sobre empreender em rede (coempreender). Este processo foi realizado na fase de reflexão, a qual, pelo fato dos diversos atores implicados se encontrarem em lugares diversos (Inglaterra, Portugal e Brasil), apenas podia ser conseguido recorrendo às tecnologias da comunicação ubíqua.Assim, neste artigo, efetuamos o relato dessa experiência de forma a averiguar até que ponto as tecnologias da comunicação ubíqua permitem e favorecem o processo de coinvestigação a distância. Com fundamento na teorização na Educação a Distância em tempos da Cibercultura e da construção do conhecimento nas redes educativasonline, a metodologia de pesquisa aproximou-se da estratégia de um grupo focal online e da coinvestigação (OKADA, 2014). Os participantes constituíram uma comunidade de investigação, usando as tecnologias de comunicação assíncrona (fórum, 13 participantes) e síncrona (webconferência, 10 participantes) para consolidar as categorias do coempreender. No tratamento de dados recorremos à sociometria e à análise de conteúdo. Os resultados mostram que tecnologias da comunicação ubíqua revelaram-se à altura do objetivo pretendido, pois, apesar da distância e dos participantes se encontrarem em lugares diferentes, foi possível construir conhecimento sobre o tema.

Referência(s)