Percepção dos alunos acerca das estratégias de promoção do sucesso educativo e envolvimento com a escola
2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/0103-166x2015000200004
ISSN1982-0275
AutoresAdelaide Alves Dias, João Tiago Oliveira, Paulo Moreira, Leonel Seroto Rocha,
Tópico(s)Parental Involvement in Education
ResumoAs associações entre as percepções dos alunos acerca das características da escola e o envolvimento dos alunos com a escola são ainda pouco compreendidas. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a percepção dos alunos acerca das estratégias de promoção de sucesso educativo e o seu envolvimento com a escola. Participaram neste estudo 529 alunos do 2º e 3º ciclo de um município do Norte de Portugal, Vila Nova de Famalicão. Os resultados demonstram a existência de uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a percepção dos alunos acerca das estratégias de otimização de aprendizagem e o envolvimento escolar. Estes resultados têm fortes implicações para os esforços de melhoria e da eficácia da escola, incluindo para a promoção de trajetórias acadêmicas positivas.
Referência(s)