Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Percepção dos alunos acerca das estratégias de promoção do sucesso educativo e envolvimento com a escola

2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/0103-166x2015000200004

ISSN

1982-0275

Autores

Adelaide Alves Dias, João Tiago Oliveira, Paulo Moreira, Leonel Seroto Rocha,

Tópico(s)

Parental Involvement in Education

Resumo

As associações entre as percepções dos alunos acerca das características da escola e o envolvimento dos alunos com a escola são ainda pouco compreendidas. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a percepção dos alunos acerca das estratégias de promoção de sucesso educativo e o seu envolvimento com a escola. Participaram neste estudo 529 alunos do 2º e 3º ciclo de um município do Norte de Portugal, Vila Nova de Famalicão. Os resultados demonstram a existência de uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a percepção dos alunos acerca das estratégias de otimização de aprendizagem e o envolvimento escolar. Estes resultados têm fortes implicações para os esforços de melhoria e da eficácia da escola, incluindo para a promoção de trajetórias acadêmicas positivas.

Referência(s)