Artigo Produção Nacional

A case study of a child with deficit in social skills

2006; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-3541

Autores

Caroline Mota Branco, Eleonora Arnaud Pereira Ferreira,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O presente trabalho descreve o estudo de caso clinico de uma crianca com Deficit em Habilidades Sociais (DHS), aplicado por uma terapeuta estagiaria em formacao, de acordo com o modelo da Terapia Comportamental Infantil (TCI). O manejo terapeutico baseou-se fundamentalmente no relato de contingencias, utilizando tecnicas direcionadas ao Treinamento em Habilidades Sociais (TSH). Ao final de 20 sessoes, progressos comportamentais significativos foram relatados, especialmente em relacao ao ajustamento do paciente em seu contexto ambiental. Apesar dos progressos identificados, o cliente manteve o padrao de comportamento governado por regras imprecisas, sendo entao recomendada a continuacao da terapia. Palavras chave: estudo de caso; terapia comportamental infantil; deficit em habilidades sociais; Timidez; fobia social. The present work describes a study of clinical case of a child with Deficit in Social Skills (DSS), developed by a therapist under formation, in accordance with the model of Child Behavior Therapy (CBT). The therapeutical handling relied basically on the report of contingencies, using techniques directed towards the Training in Social Skills (TSS). At the end of 20 sessions, some significant progress was reported, especially referred to the adjustment of the patient inside his environmental context. Despite the identified progress, the client maintained the standard of behavior governed by dysfunctional beliefs, and for this reason, the continuation of the therapy was recommended. Key-words: case study; child behavior therapy; deficit in social skills; shyness; social phobia. ISSN 1517-5545 2006, Vol. VIII, no 1, 025-037 Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva 025 Descricao do atendimento de uma crianca com deficit em habilidades sociais A case study of a child with deficit in social skills Caroline Mota Branco Eleonora Arnaud Pereira Ferreira Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn. 2006, Vol. VIII, no 1, 025-037 026 A Terapia Comportamental Infantil (TCI) vem passando por uma mudanca de paradigmas ao se afastar dos modelos teoricos que descartam a analise dos fenomenos subjetivos da crianca (Conte & Regra, 2000). Como resultado, o processo terapeutico tem favorecido o relato verbal da crianca e atribuido forca a relacao de interacao entre terapeuta e cliente. A especificacao dos elementos que conduzem a intervencao terapeutica, segundo Range (1995), envolve fundamentalmente dois processos: (1) o processo de avaliacao inicial e (2) o processo de formulacao de caso e experimentacao clinica, isto e, o processo de intervencao terapeutica propriamente dito. O processo de avaliacao inicial e baseado na coleta de dados sobre a queixa apresentada, assim como no levantamento de informacoes relevantes sobre a historia de vida do cliente. Nessa fase, a preocupacao inicial do terapeuta e fazer a analise funcional dos comportamentos tidos como problematicos, bem como a formular hipoteses. A metodologia de avaliacao e intervencao utilizada pela Terapia Comportamental Infantil e baseada nos seguintes procedimentos (Conte & Regra, 2000; Souza & Baptista, 2001): O terapeuta passa a se relacionar diretamente com as regras e conceitos relatados pela crianca, podendo auxilia-la de maneira mais precisa no processo de mudanca comportamental; O uso de estrategias ludicas (como o uso de brinquedos e jogos) e o uso da fantasia (como a utilizacao de historias infantis) foram revistos, adquirindo funcao tanto para a avaliacao como para a intervencao direta com a crianca; A analise funcional continua sendo a principal estrategia de intervencao no ambiente terapeutico, incluindo o treino da crianca na analise das contingencias que estao operando sobre as queixas identificadas. Os componentes orgânicos passam a ser analisados junto com os componentes do contexto da vida da crianca, estabelecendo uma definicao mais clara sobre o processo de desenvolvimento infantil; Continua sendo uma importante estrategia de intervencao, favorecendo a analise funcional nao so do comportamento da crianca, mas tambem da relacao entre cliente e terapeuta; E por meio da conversa com a crianca que o terapeuta podera ter acesso ao mundo, tanto publico quanto privado, da crianca. Souza e Baptista (2001) chamam a atencao o fato de que o terapeuta deve estar atento ao “nivel de desenvolvimento cognitivo” da crianca, observando se ela possui capacidade para entender o que o terapeuta diz no de atendimento. O processo terapeutico com criancas utiliza recursos que abrangem: entrevistas com os pais, observacao da crianca na sessao, em casa ou na escola, uso de desenhos, redacao, leituras, inventarios de atividades diarias e monitoramento dos comportamentos disfuncionais (Lohr, 1999; Souza & Baptista, 2001). A Terapia Comportamental Infantil tem como uma de suas metas a promocao de contingencias que promovam o autoconhecimento da crianca (Conte & Regra, 2000). Para Skinner (1998), o autoconhecimento e uma resposta discriminativa verbal que especifica as variaveis das quais o proprio comportamento e funcao, sendo esse o produto de uma especie particular de reforco diferencial oferecido pela comunidade verbal a qual o individuo e exposto. O reforco diferencial disponibilizado a crianca no processo terapeutico e um processo continuo baseado em testagem de hipoteses e formulacao de modelos de intervencao delas derivados (Range, 1995). Segundo Silvares (2001), os disturbios psicologicos infantis sao caracterizados como comportamentos que se desviam de uma norma social (relativa e arbitraria), adquiridos na historia de interacao social da crianca de acordo 1) Insercao direta da crianca no processo tera

Referência(s)