Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O modelo de atenção à saúde na formação em enfermagem: experiências e percepções

2015; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 20; Issue: 56 Linguagem: Português

10.1590/1807-57622015.0218

ISSN

1807-5762

Autores

Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Flávia Regina Souza Ramos,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

O estudo buscou identificar, na formação em enfermagem, como se expressa o modelo de atenção à saúde na percepção de alunos, docentes e profissionais da Atenção Básica à Saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Os casos foram cinco cursos de graduação de diferentes instituições do estado de Santa Catarina. Os resultados são apresentados em três categorias: "Hegemonia e contra-hegemonia: a coexistência de duas abordagens na atenção à saúde", "Da teoria a prática, como o modelo de atenção à saúde se expressa em dois âmbitos da formação" e "Interdisciplinaridade... Avanços, viés?". Como processo, o modelo de atenção requer foco contínuo nas discussões entre ensino e serviço. O planejamento e avaliação em conjunto refletem concretamente para a qualidade da assistência e para o desenvolvimento das habilidades profissionais. Apesar dos limites, há avanços inegáveis para a consolidação do modelo de atenção.

Referência(s)