Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Grupo Escolar Visconde de Guarapuava: escotismo e escolarização das atividades corporais no interior do Paraná (1920-1930)

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 12; Issue: 45e Linguagem: Português

10.20396/rho.v12i45e.8640104

ISSN

1676-2584

Autores

Carlos Herold, Alexandre Fernández Vaz,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a educação do corpo praticada pelo escotismo no interior do Grupo Escolar Visconde de Guarapuava, no período de 1920 e 1930. Utilizando-se de vários tipos de fontes primárias, priorizamos os jornais publicados na cidade para defender a seguinte hipótese: a conjugação da estrutura institucional do grupo escolar e das atividades escoteiras colaborou para a escolarização das atividades corporais e para a divulgação de modernidades pedagógicas no interior do Paraná. O texto foi dividido em duas partes: na primeira levantamos variáveis históricas de grande relevância para a história educacional de maneira geral: 1) o surgimento dos grupos escolares, 2) os debates sobre a educação física e 3) o surgimento do escotismo. Na segunda parte, analisamos essas variáveis no contexto do Grupo Escolar Visconde de Guarapuava.

Referência(s)