
Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 14; Issue: 58 Linguagem: Português
10.20396/rho.v14i58.8640379
ISSN1676-2584
Autores Tópico(s)Historical Education and Society
ResumoEste texto tem por objetivo ampliar a discussão acerca do conceito de fontes e de sua utilização nos debates da história e historiografia da educação que se avolumaram nos últimos anos devido, sobretudo, ao aumento nos cursos de pós-graduação em educação. Entendemos fonte como a matéria-prima básica do trabalhado do historiador e para tanto justificamos a importância da preservação e organização da documentação referente à educação. Na história da educação durante algum tempo recorreu-se apenas às fontes oficiais escritas, com a expansão das investigações neste campo de pesquisa, o pesquisador foi também alargando seu conceito das fontes e seus usos. A discussão aqui proposta trata primeiramente do campo da história da educação e em um segundo momento se detém na discussão das fontes e a importância dos arquivos na preservação de documentos. Conclui apresentando o Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação - LEPHE como um espaço que se destina a conservação de documentos/arquivos e memória.
Referência(s)