JUSTIFICAÇÃO E PERSPECTIVAS ANTROPOCÊNTRICAS DA EDUCAÇÃO FlSICA E DO DESPORTO
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Linguagem: Português
10.5902/231654648545
ISSN2316-5464
Autores Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoA educação existe porque existe o homem em (e na) sociedade. Dai resulta que ela (tal como a sociedade) existe para o homem - acepção simples, mas de maxima relevância e de dificil concretização. As * fuurações e tarefas dos * diferentes conteúdos e formas da educação do homem prendem-se com a * diversidade histórica do papel do homem na sociedade, das necessidades que desta brotam e o envolvem em todas as dimensões da sua existência - inclusive as aparentemente mais apo£ tadas na neutralidade face ao social, isto é, a esfera dita na tural da vida. A mutabilidade surge como uma das caracteristicas da relação que liga aqueles tres elementos essenciais da educação. Relação dialéctica na qual a predominância é pertença do homem, do seu papel e das suas necessidades. Alterações deste elemento implicam mudanças nos outros dois. A educação e pois perpassada por um detemmimisnnno antropocentri- co. Emana do homem (em sociedade) e destina-se ao homem - um homem histórica e socialmente mutável e concreto. Naturalmente que a Educação Fisica e o Desporto - como meio, parcelas, factores, formas, componentes, como subsistemas ousubprocessos sos ou sistema da educação - adquirem significado e justificação a luz
Referência(s)