O Papel do Jornal A Razão no Posicionamento da Marca do santa Maria esporte Clube

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 27 Linguagem: Português

10.5902/231654647013

ISSN

2316-5464

Autores

Viviane Lemos Silva Fernandes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O estudo procurou verificar o papel do Jornal A Razao do posicionamento da marca do Santa Maria Esporte Clube. A pesquisa caracterizou-se como descritiva-analitica. A coleta de dados foi no Jornal A Razao, no periodo de 05 de marco a 17 de junho de 2002, sendo consideradas materias veiculadas no caderno de esportes, no entanto, foram utilizadas apenas as unidades de registro: titulo e linha de apoio. Para analise dos dados considerou-se os estudos de Bardin (1977). Foram definidas 05 categorias que passaram a integrar a metodologia do trabalho: valorizacao da mudanca, valorizacao da equipe, valorizacao dos aspectos administrativos, valorizacao do apelo e valorizacao do resultado. Observou-se que, apesar de manter uma relacao de troca com o clube, o jornal agiu de forma independente, posicionando a marca atraves de conteudos caracterizados pelos elementos do nucleo do produto ( jogo em si). Isso pode ter ocorrido porque o Jornal tende a oferecer um produto (noticia esportiva) que atenda as necessidades do seu publico-alvo e nao o posicionamento desejado pelo clube.

Referência(s)
Altmetric
PlumX