
CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH
2015; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15628/dialektike.2015.3022
ISSN2359-1323
AutoresWilne de Souza Fantini, Maria Veralúcia Pessôa Porto,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoNo presente artigo fizemos uma abordagem sobre os corpos dos bailarinos-atores do Wuppertal Tanztheater da coreógrafa alemã Pina Bausch ao mostrá-los como uma manifestação, na dança-teatro contemporânea, do cinismo antigo analisado pelo filósofo francês Michel Foucault. No intuito de desenvolvermos nossas reflexões, realizamos alguns recortes históricos tendo em vista tanto o respeito a cada positividade histórica e suas singularidades quanto a impossibilidade de abarcar a totalidade sobre o tema. Um desses recortes, diz respeito a alguns elementos que ajudam a compreender o corpo do ponto de vista do cinismo na Grécia Antiga. Como não foi nosso escopo abordar as “manifestações cínicas” de um modo geral, elegemos a perspectiva de Diógenes, o cínico, para embasarmos nossas análises acerca das relações de poder e de resistência presentes nos corpos daquela época. O segundo recorte, considera, dentro do arcabouço da história da dança, a dança-teatro de Pina Bausch. Em Bausch o corpo assume uma reconstrução, um redimensionamento que se aproxima das reapropriações do corpo segundo a perspectiva cínica ressignificada pela abordagem foucaultiana.
Referência(s)