
PBTA - Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem
2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.50338
ISSN1679-1916
AutoresAlberto Bastos do Canto Filho, José Valdeni de Lima, Eráclito De Souza Argolo, Liane Margarida Rockenbach Tarouco,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA contribuição deste artigo é a apresentação de um método para o projeto de Objeto de Aprendizagem baseado em trajetórias de aprendizagem. Este método foi criado a partir de três princípios de projeto de objetos de aprendizagem: Princípio dos Subsunçores, Princípio da Granularidade e Princípio do Ajuste de Ritmo. A aplicação destes três princípios resulta em dois tipos de segmentação: segmentação interobjetos, e segmentação intraobjetos. A segmentação interobjeto define a arquitetura do sistema educacional, em termos de objetos de aprendizagem projetados; A segmentação intraobjeto define o sistema de navegação de um dentro de um mesmo objeto. As alternativas de trajetória de aprendizagem do sistema educacional são resultantes deste processo de segmentação.
Referência(s)