Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PBTA - Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem

2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.50338

ISSN

1679-1916

Autores

Alberto Bastos do Canto Filho, José Valdeni de Lima, Eráclito De Souza Argolo, Liane Margarida Rockenbach Tarouco,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A contribuição deste artigo é a apresentação de um método para o projeto de Objeto de Aprendizagem baseado em trajetórias de aprendizagem. Este método foi criado a partir de três princípios de projeto de objetos de aprendizagem: Princípio dos Subsunçores, Princípio da Granularidade e Princípio do Ajuste de Ritmo. A aplicação destes três princípios resulta em dois tipos de segmentação: segmentação interobjetos, e segmentação intraobjetos. A segmentação interobjeto define a arquitetura do sistema educacional, em termos de objetos de aprendizagem projetados; A segmentação intraobjeto define o sistema de navegação de um dentro de um mesmo objeto. As alternativas de trajetória de aprendizagem do sistema educacional são resultantes deste processo de segmentação.

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