Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Corpo Joystick

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.35699/1981-3171.2013.642

ISSN

1981-3171

Autores

Mateus David Finco, Alex Branco Fraga,

Tópico(s)

Impact of Technology on Adolescents

Resumo

Este ensaio trata do processo de inserção do videogame na cultura contemporânea, enfatizando as mudanças na interação humano máquina produzidas pelas diferentes gerações de jogos eletrônicos. O texto está dividido tem três grandes partes: (1) a primeira trata dos "suspenses de abdução virtual", uma série de filmes produzidos nos anos 1980 com enredo na linha “corpos reais transportados para dentro dos jogos virtuais”; (2) a segunda mostra o processo de incorporação da movimentação corporal aos consoles que leva ao surgimento dos exergames nos anos 1990; (3) e a terceira apresenta o jogo Wii Fit da Nintendo como um dos dispositivos eletrônicos mais bem sucedidos no processo de transformação dos exergames em produto de uso doméstico com vistas à introjeção de um estilo de vida ativo.

Referência(s)