A METAFÍSICA DE ARISTÓTELES EM BUSCA DA CAUSA PRIMEIRA UM EMBATE COM OS PRÉ-SOCRÁTICOS
2014; Servicios Academicos Intercontinentales; Linguagem: Português
ISSN
1988-7833
AutoresRoberto Carlos Amanajás Pena, Maria do L. Amanajas Pena,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoO artigo aborda em linhas gerais a metafisica de Aristoteles como recurso para definir este saber entre todas as demais ciencias a unica que, busca elucidar sobre a questao com relacao a substancia primeira, e que todas, dependem dela para sua construcao cientifica. Ocorrendo com isso, uma continuacao com os cientistas naturais que envolveram a phisys como fundamento para pesquisa sobre o elemento natural. O termo metafisico foi conceituado apos a morte de Aristoteles como relata Giovanni Reale “E sabido que o termo metafisica, nao e um termo Aristotelico (talvez tenha sido cunhado pelos peripateticos, se nao houver nascido por ocasiao da edicao das obras de Aristoteles realizada por de Andronico de Rodes seculo I a.C”. A metafisica engloba varias outras tematicas referentes ao assunto, a importância desta ciencia e sua utilidade vem abranger tematicas como: Teologia, causas primeiras, indaga o ser enquanto ser, a substancia primeira. Por se tratar nao de uma ciencia pratica, mas, de uma hermeneutica, a metafisica e o entendimento divino, da substancia primeira. Logo, seus estudos tem afinidade com principios e causas primeiras e como sua aplicacao parte do sensivel como principio das coisas. As ciencias em linhas gerais se curvam diante da metafisica que seria a primeira a interpretar, ou seja, compromete-se com a substância e suas categorias primeiras. Neste sentido, o entendimento por parte dos conteudos analiticos e explicar o sensivel e dissociar o primeiro motor como pensamento do pensamento, ou seja, um entendimento incomum as falacias do mundo real. A metafisica tem como referencia para o mundo na captacao de suas vertentes quando se trata da teologia primeira, ou melhor, que todos os significados no entendimento do real ao irreal, do sensivel ao supra-sensivel ou meta-sensivel. E importante lembrar que o estudo voltado para as investigacoes metafisicas tendem a chegar a um proposito divino, ou questionamento da propria causa natural. Realcar um gigante adormecido pelas veredas que transpassam as opinioes sensiveis para o amadurecimento questionavel do saber cientifico e, por sinal uma evolucao que tenhamos a trafegar para as causas primeiras, ja que, a metafisica mergulha em aguas profundas do saber tanto filosofico quanto teologico, para encontrar vestigios de alguma resposta que seja concebivel aos olhos de quem esta ao movimento dialetico criado a partir da ciencia dos primeiros analiticos, iniciada a partir, dos pitagoricos e orficos, mas, foi a partir de Platao que estimulou pesquisa no campo metafisico, esta era intitulada como primeira navegacao. Que desenvolve uma visao secundaria que os analiticos se aprofundaram a base de estudos, onde o sensivel passa entao a ser tratado como meta-sensivel. O que Aristoteles tentou salvar foi transformar uma questao simples e sensoria para uma questao cientifica do saber. Em geral Aristoteles menciona que as primeiras teorias teriam passada por cima da questao primeira ou primeiro motor, ja que o criterio de juizo esta permanente na natureza segundo os pensadores de mileto, isso torna a causa material dissociada da causa metafisica o incidente com os pre-socraticos foi apenas identificar uma causa primordial, nao sistematizaram que as substancias poderiam estar em estado de potencia e alteracao e nao visualizaram que a questao mutua seria a construcao de consciencia preparada para receber uma doutrina que nao pertencesse ao sensivel e sim ao meta-sensivel.
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