
Valores pessoais dos consumidores de vinhos do Vale do São Francisco (Brasil): Uma proposição tipológica de perfis
2011; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2674-5895
AutoresAndré Luiz Maranhão de Souza Leão, Brunno Fernandes da Silva Gaião, Henrique Cassiano Nascimento De Oliveira, Rodrigo Cavalcanti,
Tópico(s)Wine Industry and Tourism
ResumoO Vale do Sao Francisco, no Brasil, tem surgido como um novo centro produtor de vinhos finos. Entretanto, o Brasil nao se encontra entre os grandes consumidores de vinho, o que pode ser entendido por nao ter historia na producao da bebida se comparado a outros paises. Desta forma, um passo inicial no desenvolvimento de uma cultura de consumo do vinho da regiao e a identificacao das caracteristicas de seus consumidores. Os valores pessoais se apresentam como um dos principais criterios psicograficos da segmentacao de mercado. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo a identificacao dos valores pessoais dos consumidores de vinhos do Vale do Sao Francisco, bem como a elaboracao tipologica de perfis destes consumidores. Para tal, utilizamos a tecnica de entrevistas em profundidade e analise de discurso funcional em duas etapas: codificacao dos textos, gerando elementos e categorias referentes a aspectos e valores de consumo; e analise das relacoes horizontais e verticais entre estes elementos. Com base nos achados sugerimos uma tipologia dos consumidores do vinho do Vale do Sao Francisco com dois perfis: sequiosos e altivos. Contribuicoes para o conhecimento da area e para as vinicolas da regiao, bem como indicacoes para futuras pesquisas sao consideradas.
Referência(s)