Artigo Produção Nacional

Valores pessoais dos consumidores de vinhos do Vale do São Francisco (Brasil): Uma proposição tipológica de perfis

2011; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2674-5895

Autores

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Brunno Fernandes da Silva Gaião, Henrique Cassiano Nascimento De Oliveira, Rodrigo Cavalcanti,

Tópico(s)

Wine Industry and Tourism

Resumo

O Vale do Sao Francisco, no Brasil, tem surgido como um novo centro produtor de vinhos finos. Entretanto, o Brasil nao se encontra entre os grandes consumidores de vinho, o que pode ser entendido por nao ter historia na producao da bebida se comparado a outros paises. Desta forma, um passo inicial no desenvolvimento de uma cultura de consumo do vinho da regiao e a identificacao das caracteristicas de seus consumidores. Os valores pessoais se apresentam como um dos principais criterios psicograficos da segmentacao de mercado. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo a identificacao dos valores pessoais dos consumidores de vinhos do Vale do Sao Francisco, bem como a elaboracao tipologica de perfis destes consumidores. Para tal, utilizamos a tecnica de entrevistas em profundidade e analise de discurso funcional em duas etapas: codificacao dos textos, gerando elementos e categorias referentes a aspectos e valores de consumo; e analise das relacoes horizontais e verticais entre estes elementos. Com base nos achados sugerimos uma tipologia dos consumidores do vinho do Vale do Sao Francisco com dois perfis: sequiosos e altivos. Contribuicoes para o conhecimento da area e para as vinicolas da regiao, bem como indicacoes para futuras pesquisas sao consideradas.

Referência(s)