Artigo Produção Nacional

DIFERENTES CAMINHOS PARA MULTILETRAMENTOS: LOCALIDADE E TEMPORALIDADE

2014; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2446-7006

Autores

Iky Anne Dias, Rodrigo Camargo Aragão, Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

O avanco da pesquisa sobre letramento trouxe o esclarecimento de que, ao contrario do que se defendia, nao existe apenas um letramento autonomo, universal e neutro, mas multiletramentos. Por estar relacionado as praticas sociais, os multiletramentos devem ser adaptados a realidade local e atual dos diferentes grupos. Duas acoes de letramento diferentes evidenciam os resultados positivos dessa contextualizacao com diferentes focos: uma volta-se ao contexto sociopolitico local para transformacao da comunidade, realizado por Terzi (2007) atraves do programa Alfabetizacao Solidaria (AlfaSol), e outra foca na adequacao temporal, atraves do letramento digital, a partir do trabalho de formacao continuada (atualizacao) de professores do ensino medio no Estado de Sao Paulo, apresentada por Rojo, Barbosa e Collins (2011). Constatamos que embora utilizando diferentes estrategias, as duas acoes aproximaram-se da realidade dos participantes e possibilitaram sua transformacao, ao contribuir para a formacao de cidadaos ativos a partir da leitura, em suportes impressos ou digitais, reflexiva, responsiva e problematizadora do cotidiano e das relacoes de poder, numa transformacao da visao de mundo dos grupos sociais em que a formacao aconteceu, processo no qual o professor teve um papel fundamental.

Referência(s)