
CURRÍCULO PLENO PARA HABILITAÇÃO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM
1974; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/0080-6234197400800100018
ISSN1980-220X
AutoresMoema Guedes Barbato, Virginia Galante,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente estudo foi realizado pelo Grupo de Trabalho da Área da Saúde da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e tem como finalidade apresentar subsidios para o Laboratório de Currículos da Universidade do Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG), responsável pelo planejamento de Currículos Plenos dos Cursos Profissionalizantes, Grau Médio. Dividimos o assunto em seis itens, dos quais os tres primeiros tratam, de maneira geral, da descrição da ocupação, qualidades pessoais requeridas e situação do mercado de trabalho. O quarto item, que mais nos interessa, refere-se à apresentação do Currículo Pleno do Técnico em Enfermagem. Esse planejamento está fundamentado na Legislação vigente do Ensino de 2º Grau, Lei nº 5692/71, observando-se as duas formações curriculares, a geral (núcleo comum) e a profissionalizante. Depois de várias discussões e horas de trabalho, chegamos às seguintes conclusões: 1º) carga horária total para o curso, 3000 horas (100 créditos), divididas entre a Educação Geral e Formação Especial 2º) Matérias da Formação Especial: Psicologia e Ética, Administração, Saúde da Comunidade, Fundamentos de Enfermagem, Enfermagem Médica, Cirúrgica, Materno-Infantil, Psiquiátrica. Cada matéria é subdividida em disciplinas. 3º) Práticas Profissionais (Estágios) totalizando 840 horas (28 créditos). 4º) As habilitações parciais ou derivadas foram planejadas segundo a orientação da legislação vigente Sugerimos, como habilitações, as de instrumentador cirúrgico e visitador sanitário. No ítem V abordamos as diretrizes programáticas e no item IV indicamos as normas para a instalação do curso e o equipamento mínimo necessário à implantação de um Curso Técnico em Enfermagem. O Núcleo Comum (Formação Geral) foi planejado com a colaboração de especialistas em educação e tencionamos adotá-lo para todos os cursos da Área da Saúde.
Referência(s)