Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Xie He: composição musical, modulação e ritornelo

2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/23179937.2014.2.2.459

ISSN

2317-9937

Autores

Sílvio Frosini de Barros Ferraz,

Tópico(s)

Philosophical and Theoretical Analysis

Resumo

Neste breve ensaio procuro apresentar uma poética composicional, tendo por base um cruzamento entre pensamento especí­fico da pintura chinesa e noções da filosofia ocidental que dialogam com tal pensamento. Proponho assim um cruzamento das noções de quatro autores Gilbert Simondon, Gilles Deleuze e Félix Guattari e Xie He: as noções de modulação e ritornelo em contraponto aos seis cânones da pintura clássica chinesa, propostos pelo pintor e calí­grafo chinês Xie He, no séc. V. De certo modo retomo a relação entre Xie He e a filosofia da diferença através do que está traçado nos escritos e aulas de Gilles Deleuze. O ponto de articulação entre as diferentes proposições está justamente no conceito de Ritornelo, proposto por Guattari e Deleuze em seu livro Mille Plateaux. e na modulação como motor principal deste conceito (compreendida a partir das proposições de Gilbert Simondon). Ao longo do ensaio apresento os dois primeiros cânones da pintura chinesa, os aproximando passo a passo da noção de modulação para, por fim, apresentar uma leitura do conceito de ritornelo e o modo como tais conceitos, noções e cânones podem se fazer presentes no processo composicional da música atual.

Referência(s)