
HISTÓRIA E MEMÓRIAS REACENDIDAS: a apropriação Terena da escola
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 12; Issue: 20 Linguagem: Português
10.18817/ot.v12i20.486
ISSN1808-8031
AutoresVera Lúcia Ferreira Vargas, Iára Quelho de Castro,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNo presente artigo buscou-se mostrar a apropriação da escola pelos Terena no Mato Grosso do Sul, as ações realizadas para fortalecê-la junto á comunidade indágena e, principalmente, junto á sociedade envolvente. Trabalhou-se sob o pressuposto de que essa instituição foi transformada pelos professores indágenas em um importante mecanismo para as suas reflexões poláticas e como lugar de se compreender histórias, reavivar memórias e a lángua Terena, por meio do qual se realiza uma leitura do passado e com isso fortalece a memória histórica do grupo, que legitima as reivindicações atuais por direitos, sobretudo os territoriais. Palavras-chave: Escola. Terena. Apropriação. HISTORY AND MEMORY RE-ENLIGHTENED: the Terena”™s appropriation of school Abstract: This paper describes the appropriation of school by the Terena”™s in Mato Grosso do Sul, the actions taken to strengthen it with the indigenous community and especially by the surrounding society. We”™ve worked under the assumption that this institution was transformed by indigenous teachers in an important mechanism for their political thoughts and as a place to understand stories, reviving memories and Terena”™s language, through which they perform a reading of the past and strengths the gouup”™s historical memory, which legitimizes the current demands for rights, especially territorial.Keywords: School. Terena. Appropriation. HISTORIA Y MEMORIAS RE ENCENDIDAS: la apropiación Terena de la escuela Resumen: El presente artáculo muestra la apropiación de la escuela por los Terena en Mato Grosso do Sul; las acciones realizadas para su fortalecimiento junto a la comunidad indágena y, principalmente, junto a la sociedad envuelta. Trabajamos sob el presupuesto de que la institución haya sufrido un cambio por los profesores indágenas en un importante mecanismo para sus reflexiones poláticas y como un espacio para que se comprenda sus historias, revivan sus memorias y la lengua Terena, por lo cual se realiza una lectura del pasado y con esto fortalezca su memoria histórica del grupo, que legitima las reivindicaciones actuales por derechos, sobre todo los territoriales. Palabras-clave: Escuela. Terena. Apropiación.
Referência(s)