
A JUVENTUDE COMO PROTAGONISTA NO CONSUMO DE PRODUTOS CULTURAIS: 50 ANOS DA JOVEM GUARDA
2015; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17564/2316-3801.2015v4n2p109-120
ISSN2316-3801
Autores Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO movimento musical Jovem Guarda, que surgiu no Brasil nos anos 1960, marcou profundamente sua época, causando um grande impacto no mercado da música, estendendo sua influência para a TV, o cinema, as revistas, a moda e, principalmente, deflagrando uma verdadeira revolução dos costumes. Esse estudo pretende analisar histórica e sociologicamente esse movimento, inicialmente influenciado pelo pop rock internacional, mas que conseguiu criar sua própria estética, expressando os novos valores urbanos de uma sociedade em acelerado processo de desenvolvimento, modernizando o mercado musical brasileiro. É a primeira vez que o jovem se torna consumidor em massa, distinguindo-se do público “adulto em geral”, definindo suas preferências de consumo e transformando para sempre o mercado e os costumes. Hoje, 50 anos depois, a economia distingue o consumidor jovem como estratégico para os negócios e principal indicador das tendências de consumo, não apenas de produtos culturais mas do mercado como um todo.
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