
03. A imprensa oficial e a realidade construída: uma análise discursiva do Jornal do Commercio no estopim do movimento tenentista
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26664/issn.2238-5126.3220144144
ISSN2238-5126
AutoresLuiz Carlos dos Prazeres Serpa Alfino,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo analisa o editorial do Jornal do Commercio com o intuito de compreender sua atuação como “Imprensa Oficial” do governo do Estado de Pernambuco, no contexto da crise do processo político-sucessório e da ‘rebelião’ do movimento tenentista, ocorrido em julho de 1922. Como metodologia, utilizou-se da Análise do Discurso e da Análise da Narrativa do processo histórico. A pesquisa foi realizada na Fundação Joaquim Nabuco com microfilmes do período de janeiro a julho de 1922. A contratação do Jornal do Commercio como ‘Imprensa Oficial’ sugere interpretar sua atuação como aparelho privado de hegemonia, promovendo uma consonância do governo estadual com a política do presidente Epitácio Pessoa, ratificada pela existência de relações entre a formação discursiva e a formação ideológica.
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