Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O restabelecer dos vínculos entre a ciência, escola e a comunidade através do pensamento complexo

2015; University of A Coruña; Linguagem: Português

10.17979/reipe.2015.0.06.702

ISSN

2386-7418

Autores

Paulino Eidt, Ortenila Sopelsa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A agonia planetária é efeito e produto do paradigma cartesiano e da solidez que adquiriu ao longo do tempo. O presente artigo se propõe, por meio de um estudo teórico, a compreender o ser humano e a educação mediante a complexidade. Nesta acepção, é necessário pensar o conhecimento como algo inseparável da vida, já que este permite vivenciar a experiência de ressignificar os sentidos e contribui para semear a reflexão sobre uma educação que possa integrar o Ser e o Saber. O saber tem historicidade. As pessoas são frutos do movimento histórico e do espaço geográfico e cultural onde nasceram e vivem. En­raizados num conjunto de tradições históricas preexistentes, o ensino e aprendizagem ocorrem espontaneamente, sem que, na maioria das vezes, os próprios participantes dele tenham consci­ência. O Conhecimento e o saber emergem da tradição. Resultados apontam que a religação dos saberes na escola perpassa necessariamente pela reflexão acerca do saber transmitido pela tradição e pela interação entre os indivíduos.

Referência(s)