
Quando a televisão produz suas próprias políticas de comunicação: uma análise do Merchandising Social nas Telenovelas Brasileiras
2011; Issue: 14 Linguagem: Português
ISSN
2238-5169
AutoresRoberta Manuela Barros de Andrade, Erotilde Honório Silva,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoAs politicas publicas de comunicacao tem, ao longo do tempo, tentadotracar uma serie de marcos regulatorios, que em tese, procura afinar o sistemamidiatico aos direitos e as demandas da sociedade civil. Mas, enquanto o poderpublico procura fornecer diretrizes ao sistema de comunicacao, a midia vaiconstruindo, a revelia dos orgaos publicos, suas proprias politicas de comunicacao.Em meio ao debate aberto na sociedade civil sobre educacao, participacao e inclusaosocial, a televisao brasileira promove politicas que orientam a sua programacao a fimde alca-la a categoria de empresa cidada. Uma das mais importantes alavancasdas emissoras para atingir tal meta tem sido a introducao em sua ficcao seriada doMerchandising Social (MS). Este trabalho tem, pois, a pretensao de analisar o MSapresentado na telenovela Lacos de Familia (2000-2001), produzida pela Rede Globode Televisao, a partir da perspectiva de sua audiencia. Tal enfoque se baseia no fato deque as politicas de comunicacao so podem ser responsavelmente avaliadas a partirde objetos concretos por meio dos quais essas politicas adquirem visibilidade social.
Referência(s)