A Evolução da Comunicação Boca-a-Boca

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rimar.v2i1.26496

ISSN

1676-9783

Autores

Vicente Chiaramonte Pires,

Tópico(s)

Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification

Resumo

Os esforcos mercadologicos em qualquer atividade objetivam a consolidacao e permanencia no mercado. As instituicoes desenvolvem diversas praticas para conquistarem clientes e, de preferencia que sejam fieis e, tambem, que conquistem novos consumidores. Dentre os esforcos utilizados, existe um que apesar de possuir alto poder persuasivo alem de baixo custo, e por vezes completamente ignorado, ou pelo menos, sem ser considerado em todo o seu potencial de atratividade de adeptos. Esta pratica e conhecida de muitas formas, tais como “comunicacao boca-a-boca”, “comunicacao interpessoal” e, mais recentemente, tem sido denominada de “marketing de relacionamento”. Este artigo se propoe tracar uma retrospectiva relacionada aos estudos realizados, alem de destacar a importância desta importante ferramenta mercadologica para toda e qualquer instituicao, seja ela com fins lucrativos ou nao, inclusive como ferramenta de promocao de empresas ponto.com.

Referência(s)