
Processo de Desenvolvimento para Jogos Eletrônicos Educacionais: uma Revisão de Literatura
2015; Volume: 23; Issue: 02 Linguagem: Português
10.5753/rbie.2015.23.02.84
ISSN2317-6121
AutoresJoão Coelho Neto, Sheila Reinehr, Andreia Malucelli,
Tópico(s)Educational Games and Gamification
ResumoA área de jogos eletrônicos educacionais tem crescido rapidamente. Entre os fatores responsáveis por esse crescimento evidenciam-se a diversidade e a possibilidade de integração que estes proporcionam entre o campo tecnológico e os métodos educacionais. Todavia, entende-se que o desenvolvimento desses jogos eletrônicos é uma tarefa complexa, uma vez que requer a colaboração efetiva de uma equipe multidisciplinar que precisa dominar habilidades técnicas e educacionais. Com base nessas atribuições, a proposta deste artigo é investigar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, quais os processos de desenvolvimento de software que estão sendo utilizados nos jogos eletrônicos educacionais e se há algum modelo de processo que direcione a equipe à compreensão das habilidades cognitivas e psicomotoras. A revisão abordou trabalhos publicados no período 1998-2014, em sete bases de dados científicas diferentes. Foram encontrados 956 artigos. Após aplicar o critério de exclusão, o conjunto foi reduzido para 55 artigos, os quais foram lidos integralmen-te, revisados e analisados e apenas 4 artigos correspondiam claramente aos critérios definidos para a realização dessa revisão sistemática. Os trabalhos foram classificados de acordo com o tipo de modelo de desenvolvimento de software utilizado. A análise possibilitou constatar que há uma carência de pesquisas voltadas aos processos de desenvolvimento de jogos eletrônicos educacionais. Também foi possível identificar que há processos de desenvolvimento para jogos eletrônicos educacionais adaptados de processos de desenvolvimento já existentes, tais como: cascata, espiral e RUP. Não foram encontrados trabalhos nesta pesquisa que contemplem a questão de processos que direcionam a equipe à compreensão das habilidades cognitivas e psicomotoras.
Referência(s)