
Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
2011; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2177-6059
AutoresCrislane Barbosa Azevedo, Aline Cristina da Silva Lima,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste estudo dedica-se a reflexao acerca da incorporacao de diferentes linguagens para o ensino de Historia. Essa acao na educacao basica parte do pressuposto da viabilidade da promocao de um ensino de Historia baseado em praticas de pesquisa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa historiografica sobre o ensino de Historia no Brasil e acerca da producao historica, sociologica e filosofica relativa as especificidades de diferentes linguagens (musica, filme, fotografia, televisao, literatura, entre outras). O exercicio de conhecer, a partir de um processo de ensino articulado, com iniciacao a investigacao em decorrencia da exigencia de conhecimentos acerca das linguagens utilizadas em sala de aula, contribui para uma aprendizagem significativa do aluno, pois faculta a este saberes a leitura e a compreensao do mundo que o cerca. As mudancas operadas no campo historiografico mundial, abriram caminho na historia para o trabalho com novos objetos, novas fontes e a partir de novos problemas. Contudo, e preciso dominio sobre as novas linguagens e fontes levadas a sala de aula, para que o ensino de Historia nao ocorra a custa da perda da especificidade e da solidez, que deve marcar o conhecimento historico. Palavras-chave: Ensino de Historia. Linguagens. Aprendizagem em Historia.
Referência(s)