Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma Análise Sobre Avaliação Colaborativa em Fórums de Discussão

2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.36376

ISSN

1679-1916

Autores

Kátia Cilene Amaral Uchôa, Joaquim Quinteiro Uchôa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um levantamento bibliográfico a respeito do tema da avaliação colaborativa em cursos de educação a distância, especialmente em fórums de discussão. Foram analisados artigos selecionados por meio de buscas nas bases de dados do Google Acadêmico e do Eric Educacion Resourses Information Center. A partir da análise efetuada, é possível afirmar que existem inúmeras vantagensno uso da avaliação colaborativa para o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, essa prática exige um planejamento adequado para a sua implantação. Além disso, é necessário estar atento para o fato de que ambientes virtuais de aprendizagem são insuficientes para suportar a avaliação colaborativa nos diversos tipos de atividades, inclusive em fóruns de discussão.

Referência(s)