
CIDADE-SEDE DA ALEGRIA: A FORTALEZA DA COPA DO MUNDO NAS PÁGINAS DO JORNALISMO LOCAL
2016; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1518-2487
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo procura compreender o papel do jornalismo local para referendar e/ou contrapor a imagem de Fortaleza como Cidade-sede da Alegria, conceito criado pela Prefeitura municipal para divulgar a cidade na Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014. Para tanto, foi analisada a cobertura realizada pelo Diario do Nordeste, o jornal de maior circulacao no estado, entre junho e julho de 2014. Por meio da analise de conteudo, proposta por Bardin (1977), foram analisados 38 textos qualitativamente e estabeleceu-se categorias que serviram de parâmetros para compreender essa imagem. Conclui-se que o jornalismo restringe a cidade ao litoral, silencia outras areas urbanas para apresentar uma imagem predominantemente positiva e turistica de Fortaleza.
Referência(s)